Eventos da Comunidade

O CORTEJO DOS CARETAS



Segundo a tradição, o reisado de caretas tem sua origem quando os três Reis Magos fora visitar o Menino Jesus e lhe ofereceram os presentes: ouro, incenso e mira. Porém, antes deles chegarem a Belém tinha passado por Herodes, que dizia também querer homenagear o futuro rei dos judeus. Herodes pediu aos Reis Magos que ao retornarem da visita passassem por seu palácio e comunicasse onde ele podia encontrar a criança.

Os Reis Magos ficaram maravilhados com o contexto em que o Filho de Deus nasceu, compreenderam que toda a riqueza e pompa eram coisas supérfluas. Passaram a louvar a Deus e saíram cantando e brincando. No seu trajeto de volta, para seus palácios, foram avisados por um anjo que não dissessem a Herodes onde Jesus estava. Pois Herodes pretendia matá-lo.
Contudo, eles tinham que retornarem pelo mesmo caminho de onde vieram. Surge, então, a idéia de se despojarem de suas vestes de luxo e voltaram usando máscaras e trapos, uma forma de louvor a Deus pelo seu despojamento e de enganar a Herodes. Retornaram pedindo esmolas e cantando por onde passavam, não foram reconhecidos como reis, mas como mendigos. Por este motivo se justifica a forma como os caretas se apresentam no reisado, sem roupas luxuosas e às vezes até descalços.

         




                Na comunidade do Logradouro, município de Umarí, região Centro Sul do Ceará, essa tradição acontece a mais de três décadas e a cada ano aumenta o número de curiosos que vem de outras localidades para acompanhar o cortejo dos caretas na semana santa.




No ano de 2012 a Associação Cultural Maria Bonita apresentou o cortejo dos caretas no maior festival de folclore da América Latina o FEFOL. Festival do Folclore de Olímpia São Paulo.

 Com a natureza em festa devido à chuva que voltou a molhar o solo do sertão cearense nesse ano de 2013, os caretas do logradouro se preparam para mais uma vez celebrar o nascimento do salvador e assim não deixar morrer os costumes do nosso povo.



Semana Santa  2012

















Nenhum comentário:

Postar um comentário